AÇÃO SOCIAL: ENCENAÇÃO DAS TEORIAS VIVIDAS

Projeto desenvolvido com a turma do primeiro ano “F”, baseado nos tipos de ações sócias (Max Weber). O mesmo foi idealizado por Jaciara, tendo como objetivo principal, abordar os quatro tipos de ações sociais (com relação a fins, com relação a valores, afetiva e tradicional) em pequenos vídeos, encenados por alunos da turma.

O projeto em primeiro ponto, deu-se em um ensaio, ao qual foi debatido as cenas que seriam trabalhadas, em uma gravação posterior. Todas as cenas, foram elaboradas pelos alunos, juntamente com os bolsistas (Mailson, Jaciara e Cladyna), sob supervisão do professor Ottavio.

A primeira cena (imagem 01), trata da relação social com relação a fins, que é aquela a qual o indivíduo almeja um objetivo, e traça caminhos para os quais possa alcançar o objetivo. A cena escolhida, foi de um jovem que não aceita jogar bola com o amigo, por estar estudando para passar no vestibular. A segunda cena (imagem 02) trata-se da ação social com relação a valores; nesta ação, não é o fim que orienta o indivíduo, mas o valor, seja ele estético, religioso, político ou ético. A escolha dos alunos, foi de um jovem que em nome de seu país, está em partida para uma guerra, cercado pelo sentimento de servir seu país, o jovem insiste em partir, mesmo deixando sua mãe aos prantos.

A terceira cena (imagem 03), relata a ação social afetiva, nesta ação, a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança loucura, paixão, inveja, ciúmes, medo, etc. Para relatar esta ação, os alunos escolheram uma cena a qual um jovem movido pelo ciúmes, vai tomar satisfação com outro que ficou olhando sua namorada. Por fim, ação social tradicional (imagem 04), que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados; para encenar esta ação, a escolha dos alunos foi de um casal de namorados, ao qual a avó da jovem lhe manda despedir-se do namorado e entrar, pois já está tarde, e segundo seus costumes “moça de família não fica até tarde namorando na porta”.

Como produção final, obteve-se um vídeo explicativo das ações sociais, editado pelo bolsista Mailson, ao qual ficará disponível na escola, podendo ser usado em aulas futuras por outros professores. Além disso, o mesmo projeto será apresentado em um evento do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), abordando principalmente novas metodologias para alcançar o entendimento dos alunos.

 

 

O vídeo final pode ser conferido no link abaixo:

www.facebook.com/pibid.ufma/videos/547363678751380/

Tópico: AÇÃO SOCIAL: ENCENAÇÃO DAS TEORIAS VIVIDAS

Projeto Ação Social

Projeto muito interessante e leva o aluno a prática das teorias vividas, sem falar que mostra o lado atuante dos mesmos

Novo comentário