PECULIARTE: A ARTE DE DESCOBRIR ARTISTAS - POR RAISSA LIMA* E MAILSON FELIX**

O projeto PECULIARTE (pesquisa, educação, literatura e arte) é um evento anual da escola CENTRO DE ENSINO ESTADO CEARÁ ao qual teve inicio no ano de 2009, com iniciativa da professora Iraide Martins (na época professora de Língua Portuguesa) com a ajuda das professoras Audenira Jurica (no ano professora de Artes e História) e Selma (professora de Língua Portuguesa). De inicio, cada professora tinha ideia de desenvolver um projeto distinto. Em conversa, as professoras decidiram unir os projetos, tornando-os  em um único projeto interdisciplinar, e a partir dai conseguiram integrar outros professores  e a comunidade. Basicamente as fundadoras do projeto são as professoras:  Iraide Martins, Audenir Jurica, Sela, Salma, Maria da Gaia e Lucimar.

No primeiro ano o projeto aconteceu no turno matutino, onde o tema trabalhado foi Inclusão Social. No primeiro ano do projeto, esteve envolvido os professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Filosofia e Sociologia, contando ainda com a participação das duas turmas de alunos especiais, ampliando ainda mais o projeto. No ano, o tema foi trabalhado em sala de aula durante dois meses nas disciplinas já mencionadas, culminando em oficinas de artes plásticas, delimitadas em um período histórico a partir da disciplina Literatura, tendo como base o contraste da linguagem Barroca e Arcadista.

No ano inicial, as turmas foram divididas em movimentos culturais e artísticos, tendo as turmas do primeiro ano oficinas de artes plásticas, as turmas do segundo ano com teatro e as turmas do terceiro ano com musica; todas fazendo contraponto com o local e com o universal (por exemplo: a turma que ficou responsável por artes plásticas, pintaram com traços tipicamente barrocos ou arcadistas, porém, usando figuras atuais). Tendo em vista a boa aplicabilidade do projeto, e a nítida participação dos alunos, a partir da primeira edição, o projeto foi “adotado” pela escola, visando ter edições anuais, cada ano envolvendo mais os alunos e principalmente a comunidade.

Neste ano de 2015, já é a 7ª edição do evento, e terá como tema ESPELHO: Refletindo Múltiplos Olhares e Conhecimentos, ao qual será trabalhado subtemas em cada turma, culminando em dois dias de evento: 8 e 9 de outubro.

Na foto acima: Iraide Martins fundadora do PECULIARTE, atualmente trabalhando com apoio pedagogico da URE (Unidade Regional de Educação).

 

 

*Academica de Ciencias Humanas/Sociologia - UFMA/BACABAL

*Academico de Ciencias Humanas/Sociologia - UFMA/BACABAL

Tópico: PECULIART: A ARTE DE DESCOBRIR ARTISTAS - POR RAISSA LIMA* E MAILSON FELIX**

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário