PIBID BACABAL APRESENTA AÇÕES 2015

Profa. Dra. Cristiane Dias e Prof. Dr. Rodrigo Bianchini

Ocorrida na tarde da quinta-feira  (12), reunião com os Coordenadores de Gestão do PIBID (Profa. Dra. Cristiane Dias e Prof. Dr. Rodrigo Bianchini)  juntamente com todos   com todos os bolsistas do PIBID  (dos subprojetos interdisciplinar, naturais e humanas), incluindo supervisores e coordenadores do campus de bacabal, para apresentarem as ações desenvolvidas ao longo do ano de 2015 nas suas respectivas escolas.

De inicio, o Coordenador de Gestão Prof. Dr. Rodrigo Bianchini falou da situação em que se encontra a instituição, e do período de incerteza ao qual passa o PIBID, com destaque ao corte de verbas de subsídios de atividades e o corte de convocação de novos bolsistas.

A primeira a apresentar as ações, foi a bolsista Kelma,  do subprojeto de humanas, supervisionada pela professora Heliene. A  mesma na apresentação das ações desenvolvidas (dentre elas sessões do CINEMA NA ESCOLA e oficina de libras), falou das dificuldades encontradas para a aplicação das mesmas. Sobretudo a desorganização inicial do ano letivo. Em seguida, o supervisor Ottavio apresentou suas ações desenvolvidas por seus bolsistas, destacando as mudanças ocorridas durante os quatro anos ao qual esteve junto ao PIBID, e assim expondo pontos positivos ao qual o PIBID representa para a escola ( no caso a escola Centro de Ensino Estado Ceará). Dentre as ações desenvolvidas por seus bolsistas, destacou o trabalho em conjunto com a direção da escola, sobretudo  em monitorias com alunos do terceiro ano do ensino médio, finalizando falando das ações que ainda serão concluídas ou que serão frequentes ( no caso o jornal e a ação de vídeo da turma do primeiro ano).

Após as exposições dos bolsistas do subprojeto de humanas, teve inicio a exposição dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar, coordenados pela professora Ana Paula. Dentre as ações apresentadas, houve destaque para as oficinas na escola  ( Presidente José Sarney), as quais em base teriam assuntos atuais, buscando formalizar o pensamento critico por parte dos alunos. Logo após, os bolsistas do subprojeto de naturais deu inicio as suas exposições, destacando as dificuldades encontradas ao longo do ano, sobretudo a perda de cinco bolsistas ao qual teria ocasionada a saída do subprojeto da escola Roseana Sarney, concentrando-se no momento apenas na escola Arimateia Cisne, e ainda assim, encontrando dificuldades para o desenvolvimento das atividades pela “calamidade” estrutural da escola. Para finalizar, os bolsistas do subprojeto de naturais concentrados na escola Estado Ceará, expuseram suas ações, também falando das dificuldades encontradas ao longo do ano, sobretudo com o projeto MANDALA.

Por fim, uma queda de energia e o horário já avançado ( visto que os coordenadores de gestão estariam no mesmo dia se deslocando para o campus de Codó), deu fim a reunião.  Não sendo possível ouvir um pouco dos coordenadores um aparato geral das ações, e o que se espera daqui pra frente.

Como bolsista, tenho a dizer que embora os cortes orçamentários no projeto, e as condições não tão favoráveis das escolas,  as ações  estão sendo desenvolvidas da melhor maneira possível, possibilitando um maior aprendizado por parte dos alunos, e uma melhor qualificação por parte dos bolsistas.