SOCIEDADE VIRTUAL - Aplicação - Por BRAITNE JÁCOME* e MAILSON FELIX**

謝承霖 《低头人生》 Life Smartphone.3gp (4440930)

Sessão do Cinema na Escola ocorrida no dia 26/05/15 na Escola Estado do Ceara. Na ocasião foi exibido um curta metragem com o tema "tecnologia" para os alunos das sala do 2º (B e C), logo após a exibição do curta lhes foi solicitado pelo bolsistas que dividissem a sala em dois grupos onde um elencaria o lado positivo da tecnologia e o outro o lado negativo assim foi feito e os alunos defenderam suas opiniões através de exposição oral e com a ajuda de cartazes, como esperado pelos bolsistas as respostas foram as esperadas como para o lado positivo "a tecnologia ajuda a aproximar o contato com parentes distante e etc..." já o lado negativo foi falado da" postura corporal o isolamento social e etc... ". Ainda na temática, podemos destacar a fala de o posicionamento de uma aluna do 2º “C” (Amanda), a qual em sua fala, disse já ter sofrido com o lado negativo da tecnologia, visto que tem problema de audição em decorrência do uso frequente de fone de ouvido e ainda afirmou conhecer um amigo que encontra-se isolado em seu “mundo virtual”.

Após as exposições dos alunos, os bolsistas falaram sobre alguns pontos da Visão do Teórico Zigmund Bauman que foi estuda na obra "Amor Liquido", que  caracteriza as relações humanas contemporâneas a partir da fragilidade e da flexibilização que apresentam. O agente que atua nesse cenário é o homem sem vínculos, livre de compromisso com o outro, mas preso psicológica e espacialmente por medo do outro. O homem sem vínculo é corroído pela insegurança. Para o autor, o homem sem vínculos e a natureza liquefeita dos laços sociais na modernidade são, assim como o Holocausto nazista, fenômenos decorrentes da racionalidade da modernidade, embora sejam mais especificamente relacionados à globalização.

Bauman também identifica uma lógica de segregação espacial e social, decorrente da sensibilidade alérgica e febril aos estranhos e ao desconhecido e da incapacidade de aceitar e cuidar do humano na humanidade, em função da ausência de compromisso com o próximo. O medo instaura-se. A segregação é imposta e escolhida. Opta-se por estabelecer vínculos virtuais. Evita-se o contato do indesejável, com aquele que demanda certo tipo de compromisso, que lembra o fundamento da civilização. Amar o outro como a si próprio significa comprometimento, vínculo, querer para ele aquilo que se tem. Mas boa parte dos indivíduos encarcerados em seus condomínios, preocupados em salvaguardar seus bens – materiais e imateriais – não se considera responsável por aquilo que muros, grades e sistemas de segurança deixam do lado de fora: a miséria do outro, a diferença constrangedora e desagradável do estrangeiro.

A avaliação da sessão pelos bolsistas e supervisores foi positiva visto que a participação dos alunos foi massiva e também pela ansiedade dos mesmo pela próxima sessão que já está sendo preparada, a todos os envolvidos nossos agradecimentos e esperamos contar com todos nas próximas sessões do Cinema na Escola. 

 

 

*Academico de Ciencias Humanas/Sociologia - Bacabal-MA

**Academico de Ciencias Humanas/Sociologia - Bacabal-MA

Tópico: SOCIEDADE VIRTUAL - Aplicação - Por BRAITNE JÁCOME* e MAILSON FELIX**

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário